Como Renovar o Visto Americano

Você sabia que é possível não passar pela entrevista no consulado para renovar seu visto americano? Saiba tudo a seguir!

mulher entregando documentos para renovar o visto americano

Sim, você leu certo, pessoas que têm um visto válido ou que tenha vencido em menos de 12 meses podem ser qualificadas para renovar seu visto para os Estados Unidos sem a necessidade de passar pela entrevista no consulado ou embaixada americana. 

Você deve estar se perguntando como faz para renovar o visto americano, certo? É bem fácil, mas primeiro você precisa se enquadrar em alguns critérios como, ter um visto válido ou que tenha vencido em menos de 48 meses, ser brasileiro, residir no Brasil, não ter tido um visto negado e seu visto se encaixar em uma das categorias abaixo1

  • B1/B2 – Negócios, turismo e/ou tratamento médico
  • C1/D – Trânsito/Tripulante
  • F – Estudante
  • M – Estudante de curso Vocacional

1Lembrando que a renovação tem que ser para o MESMO tipo de visto tirado anteriormente, por exemplo, se você tem um visto de turismo, você só pode renovar para o de turismo. Se você alterar a categoria do visto, não listada acima, não se enquadra como renovação e sim como um novo pedido de visto.

Se você se encaixou em todos os critérios acima, agora vamos ao passo-a-passo para renovar seu visto americano. 

  1. Preencher o Formulário DS-160; Saiba mais sobre o Formulário DS-160 aqui.
  2. Criar sua conta no Sistema de Agendamento do Consulado Americano. Para criar, acesse aqui.
  3. Pagar a taxa do visto americano (MRV) no valor de US$185 dólares2; (se optar pelo pagamento por Boleto, pode demorar até 5 dias úteis para liberar a data para o agendamento).
  4. Agendar para entregar os documentos através do Sistema de Agendamento do Consulado Americano;
  5. Ir ao CASV de sua escolha para tirar a foto e entregar os documentos necessários (passaporte, confirmação do Formulário DS-160 e confirmação do agendamento)
  6. Entrega/Retirada de Passaporte com o Visto impresso: o CASV pode levar até 10 dias úteis para entregar seus documentos no endereço escolhido por você ou se preferir retirar no CASV, pode levar menos dias.

OBS: Se escolher para retirar o passaporte com seu visto americano no CASV, escolha a opção “RETIRAR NO CASV” no dia que for realizar o agendamento.

2o valor da taxa pode sofrer alterações, este valor é referente a junho de 2023. Você pode ver os valores atualizados no site da embaixada.

CASV Unidades:

Pronto, agora você pode ter seu visto americano por mais 10 anos!

Atenção!: em todos os casos, o Oficial Consular reserva-se ao direito de solicitar uma entrevista com qualquer solicitante de visto, caso julgue necessário.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato agora mesmo com um Especialista de Visto da YOUVISA clicando aqui.

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Tudo sobre a Taxa Consular

Uma das etapas para tirar seu visto americano é o pagamento da taxa consular, a MRV.  Saiba mais abaixo!

mulher segurando cartão de crédito para pagar a taxa consular do visto americano

Mas o que é MRV?

O MRV é a taxa obrigatória de Solicitação de Visto Americano a todos que desejam tirar o visto americano de Não Imigrante, inclusive crianças e idosos. 

Como pagar? 

A primeira etapa é criar uma conta no sistema do Consulado Americano. Mas antes de tudo, é necessário ter preenchido o Formulário DS-160 que é o documento Oficial do Consulado dos Estados Unidos, acesse aqui para saber como preencher o DS-160. 

  1. Acesse o site do sistema do Consulado Americano e clique em “INICIE SUA SOLICITAÇÃO”;

2. Na próxima página, selecione a melhor opção para você. Normalmente é “COMPLETEI O FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO PARA O VISTO AMERICANO DE NÃO IMIGRANTE (DS-160) E PRECISO SOLICITAR O VISTO”, clique em CONTINUAR.

3. Faça um cadastro com alguns dados (nome, sobrenome, email e senha);

4. Após ter criado seu login e senha, você receberá um e-mail do Consulado Americano para confirmar seu cadastro, clique no link fornecido para ativar sua conta.

OBS: o e-mail pode demorar um pouco para chegar na sua caixa de entrada.

5. Assim que clicar no link para ativar a sua conta, você poderá começar a inclusão de solicitantes (caso viaje com outras pessoas) e agendamento da entrevista.

6. Preencha as informações solicitadas (nome, sobrenome, passaporte, país de nascimento, número do Formulário DS-160, tipo de visto, telefone, e-mail, etc) e se viajar acompanhado(a), clique em “CRIAR SOLICITANTE”;

7. Insira todas as informações solicitadas de seus acompanhantes, caso tenha e passe para a próxima etapa;

8. Selecione o método de entrega do seu passaporte com o visto: retirar no CASV ou entregar no endereço residencial ou comercial;

9. Escolha a forma de pagamento do MRV (taxa do visto americano);*

10. Depois de confirmado o pagamento da taxa MRV, você poderá realizar o agendamento para o CASV (entregar seus documentos, tirar foto e colher digitais) e para a entrevista.

11. Imprima a confirmação de pagamento da Taxa Consular do Visto Americano e a confirmação de seu agendamento para o CASV e entrevista no Consulado/Embaixada. 

Pronto, agora é só comparecer no dia e horário marcado com os documentos necessários. 

*A taxa do visto americano poderá ser paga através da emissão de um boleto (aceito em todas as agências bancárias e/ou lotéricas) ou também via cartão de crédito internacional.

Se optar pelo pagamento da taxa via boleto, pode levar até 2 dias úteis para ser compensado no sistema do Consulado Americano.

Optando pelo pagamento via cartão de crédito, os agendamentos são liberados na hora, tanto o agendamento do CASV quanto o agendamento do Consulado Americano.

Importante: o valor da taxa consular MRV varia de acordo com o tipo visto. Por exemplo, para o visto B1/B2  (turismo) a taxa atualmente é de US$185,00 (cento e oitenta e cinco dólares) por solicitante. Para o visto de estudante além do pagamento da taxa MRV (de US$185), também é necessário o pagamento da taxa SEVIS (Student and Exchange Visitor Information System), que dependendo do visto de estudante aplicado pode ser até US$ 350,00 (trezentos e cinquenta dólares) por solicitante.

O boleto já será emitido com o valor convertido em Reais, bem como o pagamento via cartão de crédito.

O Consulado americano não reembolsará o valor da taxa caso o Visto Americano seja negado e também se você errar o tipo de visto. Por isso, tenha certeza do tipo de visto que quer solicitar antes de gerar e pagar a taxa consular.

Dúvidas? Entre em contato com a YOUVISA para maiores informações.

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Documentos Para o Visto Americano

Você sabe quais documentos são importantes para solicitar seu visto americano? Confira abaixo todos os documentos necessários para tirar seu visto! 

checklist de documentos para o visto americano

Documentos obrigatórios para dar entrada em seu visto: 

  • Passaporte original e atual;
  • Página da confirmação do agendamento da entrevista;
  • Página da confirmação do Formulário DS-160;
Saiba mais sobre como tirar seu passaporte, clicando aqui e clique aqui para saber mais sobre o Formulário DS-160.

Para entrevista no Consulado ou CASV: 

O Consulado Americano pede documentos que comprovem que você tem fortes vínculos no Brasil. 

Lista dos documentos considerados:

  • Passaportes anteriores (caso tenha);
  • Escritura de Imóvel, caso tenha algum em seu nome;
  • Carteira de Trabalho;
  • Declaração de Imposto de Renda pessoa física;
  • Certidão de casamento, caso seja casado;
  • Certidão de União Estável;
  • Extratos bancários dos últimos 3 meses;
  • Documento do automóvel, se tiver em seu nome;
  • Diplomas e/ou documentos escolares;
  • Caso seja autônomo, leve algum documento que comprove seu trabalho;
  • Outros documentos que comprovem sua situação financeira/econômica no Brasil;
  • Para aqueles que têm empresa: contrato social, extratos bancários, CNPJ, IR da empresa e todos documentos que comprovem sobre sua empresa;

DICA: Leve sempre documentos originais.

Se quem vai pagar a sua viagem é uma terceira pessoa, leve os mesmo tipos de documentos citados acima e uma carta de custeio com reconhecimento de firma do pagante da viagem (caso não seja parente).

Não se preocupe que nenhum documento ficará com o CASV e consulado, exceto o passaporte em caso de visto aprovado, que poderá ser retirado e/ou entregue depois de pronto. 

Dúvidas? Entre em contato com a YOUVISA para maiores informações ou Solicite um orçamento para seu visto americano de turista clicando aqui. 

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O que levar para o CASV

Você sabe o que é CASV , para que serve e o que levar? Nesse post contamos tudo que você precisa saber sobre o CASV!

bandeira dos Estados Unidos

Primeiro o que é o CASV?

CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) é um centro contratado pelo governo americano onde será coletado os dados biométricos (impressões digitais e foto) do solicitante de visto e também conferir os documentos que são obrigatórios e exigidos pelo Consulado Americano para a entrevista. 

Saiba tudo sobre o visto americano aqui

Basicamente, é como se fosse a triagem para facilitar os oficiais americanos antes do dia da Entrevista na Embaixada ou Consulado.

O CASV também é responsável por fazer a devolução de seus documentos caso seu visto americano seja aprovado. 

O que é preciso levar para o CASV?

  • Página da confirmação do agendamento da entrevista;
  • Passaporte atual e válido (deve ser válido por seis meses além da data prevista para entrada nos Estados Unidos);
  • Passaporte com o último visto emitido dos EUA (caso tenha);
  • Página da confirmação do DS-160;
  • No caso de estudantes, levar os formulários complementares;
  • Foto 5 x 5 cm ou 5 x 7 cm colorida, tirada dentro dos últimos 6 meses e com fundo branco;*

*OBS: A foto só será necessária caso o solicitante não esteja presente no CASV. Para crianças menores de 07 anos que estejam solicitando o visto americano é recomendado que os pais  ou representantes apresentem uma foto impressa.

Exceções:

Para menores de 14 anos ou acima de 80 anos, não é obrigatório comparecer pessoalmente ao CASV. Membros da família ou outros representantes que comparecerem ao agendamento em nome do solicitante precisam trazer uma foto impressa (foto 5 x 5 cm ou 5 x 7 cm colorida, tirada dentro dos últimos 6 meses e com fundo branco). 

Porto Alegre: Tudo (entrevista e a coleta de dados biométricos) é feito no Consulado. E, para entrevistas agendadas no Consulado em Porto Alegre é obrigatório levar uma foto impressa 5 x 5 cm para todos os solicitantes.

Endereços CASV:

Atualmente, no Brasil existem 4 CASV, são eles:

Ainda tem dúvidas sobre como funciona o CASV? Entre em contato com a YOUVISA clicando aqui.

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Tipos de Visto para os Estados Unidos

Existem muitos tipos de vistos para os Estados Unidos, mas você sabe qual melhor se encaixa em seu propósito de viagem? 

tipos de visto para os Estados Unidos

Listamos abaixo algumas categorias de visto americano para não-imigrantes e qual o propósito de cada uma. Confira:

  1. Visto B1/B2: Visto de Negócio ou Turismo
  • B1: visto aplicável para atividades com intenção de negócio, atletas, amadores e profissionais (que competem por uma premiação em dinheiro apenas), ajudantes do lar e babás (devem estar acompanhados de seus empregadores);
  • B2: intenção de turismo (o mais comum) e tratamento médico;

Validade: 10 anos

Valores: Taxa MRV US$ 85 dólares

Saiba mais sobre como tirar seu visto americano de turismo aqui.

2. Visto F1/M1 ou F2/M2: Visto de Estudos

  • F1: estudos acadêmicos (universidades, instituições acadêmicas);
  • M1: estudos vocacionais (cursos técnicos);
  • F2 e M2: visto dos dependentes dos estudantes. Ex: filhos menores de 21 anos, cônjuges, etc. 

Validade: período total do curso.

Valores: Taxa MRV US$ 185 + a Taxa SEVIS (US$350). 

OBS: Os dependentes (F2/M2) não precisam pagar a Taxa SEVIS, apenas o MRV.

3. Visto J1/J2: Visto de Intercâmbio

  • J1: intercâmbio, au pair, Summer Work and Travel, mestres e professores, pesquisadores e médicos (em programas de intercâmbio). 
  • J2: dependentes/familiares. Ex: filhos menores de 21 anos, cônjuges, etc. 

Validade: vai depender do período do programa. 

Valores: Taxa MRV US$ 185 + Taxa SEVIS (US$ 220).

OBS: Os dependentes (J2) não precisam pagar a Taxa SEVIS, apenas o MRV.

Confira aqui nosso post sobre o visto ideal para fazer o High School Americano.

4. Visto L1/L2: Visto de Transferência Intracompanhias

  • L1: para transferência de sócios, executivos, gerentes ou alguém com um conhecimento especializado dentro de empresas que possuam filiais, subsidiárias, afiliadas ou matriz nos Estados Unidos
  • L2: dependentes/familiares

Validade: no máximo 7 anos.

Valores: a empresa empregadora que se encarrega de pagar todas as taxas.

5. Visto D: Visto de Tripulantes de cias aéreas e cruzeiros marítimos

Validade: até 29 dias.

Valores: Taxa MRV US$ 185

6. Visto C: Visto de Passageiros em trânsito

Destinados a passageiros em voos de conexão/escala.

Valores: Taxa MRV US$ 185

7. Visto A: Visto de Diplomatas e funcionários de governos estrangeiros

  • A-1: visto exclusivamente para diplomatas ou autoridades oficiais de governos estrangeiros (chefes de Estado ou governo, embaixador, cônsul, ministros ou membros do gabinete) com intuito de fazer negócios oficiais do governo nos Estados Unidos. 

Familiares imediatos: filhos solteiros menores de 21 anos de idade e cônjuges

Validade: 3 anos

  • A-2: servidores públicos civis ou militares (alocados em bases militares dos Estados Unidos): funcionários integrantes de um governo que trabalham em uma embaixada/consulado nos Estados Unidos. 

Familiares imediatos: filhos solteiros menores de 21 anos de idade e cônjuges

Validade: 2 anos

  • A-3: para funcionários pessoais dos diplomatas ou servidores públicos

Validade: 1 ano

OBS: Você não pode solicitar um visto A-1 se estiver visitando de férias os Estados Unidos. Necessita ter o passaporte diplomático. 

8. Visto O: Visto para pessoas com habilidades extraordinárias e com altos graus educacionais

  • O-1: pessoas com conhecimento especializado em ciências, negócios, educação, atletismo ou arte, incluindo reconhecimento internacional por seu trabalho;
  • O-2: assistentes e equipes de suporte dos que aplicam para o visto O-1
  • O-3: para cônjuges e filhos do visto O-1

Alguns considerações para habilidades extraordinárias e reconhecimento: 

  • Recebeu prêmios reconhecidos por sua excelência ou medalha olímpica;
  • Artigos ou trabalhos publicados dentro de seu campo de conhecimento
  • Contribuiu para algum tipo de pesquisa importante;

Validade: 3 anos

Valores: Taxa MRV US$ 205 + US$ 40 (fee)

9. Visto H: Visto de trabalho

Existem 4 tipos de visto de trabalho para não-imigrantes:

  • H-1: trabalhadores temporários;

H-1B: para pessoas em função especializada e conhecimento especializado. Os solicitantes necessitam ter formação universitária ou uma certificação profissional com habilidades diferenciadas. Quem determina se o emprego/trabalho realmente constituiu uma função de especialista e qualificação é a USCIS (Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos)

É necessário que um empregador dos EUA patrocine seu visto. 

Valores: Taxa MRV US$ 205 dólares

Validade: depende, mais comum, 2 anos.

  • H-2: trabalhadores sazonais

Há duas subcategorias do H-2:

H-2A : trabalhadores agrícolas sazonais, permite que empregadores americanos empreguem estrangeiros nos Estados Unidos para trabalhos temporários na agricultura, para os quais os trabalhadores dos Estados Unidos não estão disponíveis.

H-2B: Trabalhadores Não Agricultores Temporários ou Sazonais – permite que os empregadores americanos tragam estrangeiros para os Estados Unidos para preencher vagas de trabalho não agrícola temporárias. Ex: hotelaria e turismo, resorts e parques temáticos, construtora, varejo, manutenção, entre outras. 

Validade: 2 anos.

Valores: Taxa MRV US$ 205 + US$ 100 (taxa adicional)

  • H-3: trainees/estagiários: para estrangeiros que tenham permissão para receber treinamento em diversas áreas (agricultura, comercial, comunicações, financeira, governamental, transportes, profissões e também áreas puramente industriais);

Validade: média de 2 anos.

Valores: Taxa MRV US$ 205  + US$ 100 (taxa adicional)

  • H-4: dependentes dos vistos da categoria H, cônjuges ou filhos até 21 anos.

Valores: Taxa MRV US$ 205

Validade: Média de 2 anos.

10. Visto P: Visto para atletas, artistas e profissionais de entretenimento reconhecidos internacionalmente e que desejam se apresentar nos EUA.

P-1: atletas, artistas, profissionais de entretenimento e membros de equipe técnica essencial.

P-2:  visto de artistas ou profissionais de entretenimento que estejam envolvidos em um programa de intercâmbio;

P-3: visto de artista ou profissional de entretenimento com intuito de representar, ensinar ou treinar através de um programa cultural.

P-4: dependentes dos vistos da categoria P, cônjuges e filhos solteiros menores de 21 anos. 

Valores: Taxa MRV US$ 205 + US$ 40 (taxa adicional)

Validade: 

Atletas/artistas individuais até 5 anos. 

Equipe: até 1 ano.

Para Grupos: até 1 ano.

11. Visto R (religioso): Visto para solicitantes que irão trabalhar em um ambiente religioso. 

R-1: pessoas autorizadas por uma entidade empregadora reconhecida, a fim de conduzir cultos religiosos e/ou realizar outros serviços geralmente oferecidos por membros autorizados do clero da religião, e os trabalhadores que fazem parte de uma vocação ou ocupação religiosa.

R-2: para dependentes do R1 – cônjuges e filhos solteiros menores de 21 anos. 

Valores: Taxa MRV US$ 205

Validade: máximo de 60 meses.

12. Visto E: Visto para comerciantes e investidores.

Serve para aqueles que possuem o intuito de visitar os EUA e a fim de se envolver em comércio e investimento. 

Requisitos: 

  • Envolver-se nas operações de uma empresa na qual você investiu capital;
  • Participe no comércio com alguém nos Estados Unidos com produtos ou serviços;

Existem duas categorias para esse tipo de visto para brasileiros: E1 e E2; 

E-1: destinado ao comerciante que tenha nacionalidade Brasileira, que seja considerado um funcionário essencial para empresa (gerente, executivo ou pessoas com habilidades excepcionais) e realize um comércio substancial entre os Estados Unidos e o Brasil.

E-2: destinados a investidores individuais ou funcionários de empresas investidoras.

Requisitos: ser cidadão ou funcionário brasileiro, beneficiar a economia americana, empregando funcionários dentro dos EUA, fazer parte de uma indústria legal nos EUA, possuir investimento com valor substancial (garantindo o bom funcionamento da empresa) e gerar ou ter um impacto econômico significativo nos EUA.

Dependentes: Cônjuges e filhos solteiros menores de 21 anos podem acompanhar portadores do visto da categoria E.

Validade: 2 anos

Valores: Taxa MRV US$ 315

13. Visto I: Visto para funcionários de mídias e jornalistas. 

Destinados a representantes de mídias estrangeiras e membros da imprensa, rádio, indústrias de filmes ou jornais, repórteres, grupos de filmagem, editores e pessoas em ocupações similares em viagem para os Estados Unidos para exercer sua profissão.

O solicitante deve participar de atividades de qualificação para uma organização de mídia que tenha seu escritório principal em um país estrangeiro. Para se qualificar ao visto de mídia, a atividade deve ser essencialmente o fornecimento de informação, e geralmente associada com o processo de obtenção da notícia ou relato de eventos históricos atuais.

Dependentes: Cônjuges e filhos solteiros menores de 21 anos podem acompanhar portadores do visto da categoria I.

Valores: Taxa MRV US$ 185

Validade: duração do seu contrato de trabalho declarado nos Estados Unidos ou em torno de 1 ano. 

Quer saber mais ou tem dúvidas sobre qual tipo é o melhor pra você, entre em contato com a YOUVISA que ajudamos com todo o processo de visto!

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Tudo sobre a Entrevista para tirar o Visto Americano

Saiba o que levar, como agendar e as perguntas mais comuns sobre a Entrevista para tirar o visto americano!

entrevista de visto americano

Há muitas dúvidas de como realmente funciona a entrevista para tirar o visto americano, principalmente sobre as perguntas no dia e o que de fato é analisado pelo Consulado. 

A entrevista para tirar o visto americano, depois do Formulário DS-160, é uma etapa super importante e merece toda a atenção.

Para que serve a Entrevista para tirar o visto americano? 

A entrevista do visto americano serve para tentar impedir e controlar a entrada de imigrantes que queiram ficar nos EUA ilegalmente. Mas também, é uma forma de comprovar e analisar todas as informações que foram preenchidas no Formulário DS-160 e seus vínculos no Brasil. 

OBS: é importante saber que a entrevista para tirar o visto americano é diferente e pode variar para cada solicitante. 

O que preciso levar no dia da entrevista para tirar o visto americano?

Os documentos obrigatórios são basicamente os mesmos para tirar seu visto americano. São eles: 

Agora, para comprovar todas as informações preenchidas no Formulário DS-160, é recomendado levar alguns documentos adicionais como:

  • Passaportes anteriores (caso tenha);
  • Carteira de Trabalho;
  • Declaração do Imposto de Renda atual;
  • Extratos bancários dos últimos 3 meses;
  • Certidão de Casamento, União Estável ou Nascimento;
  • Documentos de veículos;
  • Documentos de bens (escrituras de imóveis, etc);
  • Declaração ou diploma de formação (escola, faculdade, universidade, etc);
  • Qualquer outro documento que comprove sua situação financeira no Brasil;
  • Para quem tem empresa: CNPJ, contrato social, IR Jurídico e outros documentos que comprovem a situação financeira da empresa;

Se uma terceira pessoa arcar com todos os custos da sua viagem aos EUA, leve todos os documentos citados acima (da pessoa) e que comprovem o vínculo dela com o Brasil. 

Como agendar a entrevista do visto americano?

Após preencher o Formulário DS-160, crie uma conta no site de Agendamento Oficial de Visto de Não-Imigrante para realizar o pagamento da Taxa Consular (MRV), agendar a coleta dos dados biométricos no CASV e agendar a entrevista para tirar o visto americano no Consulado. 

Quais as perguntas mais comuns na entrevista para tirar o visto americano?

No geral, as perguntas mais comuns são: 

  • Para qual cidade e quanto tempo pretende ficar nos EUA?
  • Com o que você trabalha?
  • Sua renda mensal
  • É casado? Tem filhos (se tiver, podem perguntar sobre a vida deles)?
  • Com quem você mora?
  • Vai viajar sozinho ou acompanhante? 
  • Você fez ou faz faculdade?

Agora, o oficial do Governo Americano que te entrevistar pode fazer querer fazer perguntas mais específicas, como por exemplo: 

  • Sobre seus parentes mais próximos (pais, filhos, irmãos), 
  • Detalhes sobre sua profissão e trabalho (função, cargo, salário, quanto tempo está no atual emprego e/ou perguntas mais específicas ainda), 
  • Vida financeira (renda mensal, salário, quem vai pagar a viagem e como irá pagar), 
  • Formação e estudos (onde você estuda ou estudou, cursos, etc);
  • Histórico de viagens (quantos países você conhece ou já visitou e informações sobre suas viagens);
  • Sobre bens (se mora em casa própria ou se tem algum imóvel em seu nome, assim como veículos);

É de extrema importância responder coerentemente de acordo com o que foi preenchido no Formulário DS-160 e a verdade! 

Separamos algumas dúvidas comuns sobre a entrevista para tirar o visto americano, confira abaixo.

É preciso saber falar inglês para a entrevista para tirar o visto americano? 

Não, mas se por exemplo você preencheu no Formulário DS-160 que sabe falar inglês, sua entrevista para tirar o visto americano pode ter a possibilidade de ser feita em inglês. Por isso, sempre responda a verdade e seja coerente ao preencher o Formulário DS-160. 

É possível fazer a entrevista do visto americano junto com familiares? 

Sim, se você fez todo o processo e cadastrou todos seus familiares na mesma conta de agendamento do visto americano.

Lembre-se, isso vale somente quando o cadastro de todos os solicitantes foram agendados na mesma conta e juntos!

Quanto tempo demora a entrevista para tirar o visto americano? 

Depende, normalmente a entrevista para tirar o visto americano é bem rápida (em torno de 5 minutos), mas nada é garantido. Inclusive, existem casos que a entrevista demora horas.

Quanto tempo demora para sair a resposta de aprovado ou negado?

Normalmente, no final da entrevista para tirar seu visto americano, o oficial do Governo Americano diz se você foi aprovado ou não. 

O oficial do Governo Americano pediu um documento que não levei, o que fazer? 

Não existe a possibilidade de você trazer o documento outro dia, o visto pode ser negado por isso e provavelmente você ter que tentar tirar o visto americano novamente. Em alguns casos, o oficial pode pedir um outro documento a fim de “substituir” o documento pedido que não tem. 

Como me vestir para a entrevista para tirar o visto americano? 

É sempre bom ter o bom senso e se vestir adequadamente e apresentável. Afinal, o oficial fará uma análise completa do perfil. 

Dicas importantes no dia da Entrevista para tirar seu visto americano:

  • Se você tiver um parente próximo que está de forma legal nos EUA, informe na Entrevista. 
  • Vista-se adequadamente;
  • Fale sempre a verdade e seja coerente com suas respostas (atentar ao que foi preenchido no Formulário DS-160);
  • Telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos (smartwatches, tablets, notebooks, entre outros), objetos pontiagudos, armas, cigarros (e afins), envelopes/pacotes lacrados, líquidos/alimentos (exceto em pequenas quantidades para bebês, crianças pequenas e/ou necessidades médicas) por razões de segurança, NÃO são autorizados a entrar na Embaixada ou Consulado no dia da entrevista para tirar o visto americano;
  • Apenas bolsas pequenas são permitidas, evite levar mochilas e bolsas grandes (não há guarda-volumes);
  • Todos os visitantes e itens estão sujeitos a uma vistoria completa;
  • Chegue no horário agendado;
  • Não há estacionamento para visitantes;

Entre em contato com a YOUVISA que te ajudamos com todo o processo e te preparamos para o dia da entrevista para tirar seu visto americano! 

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Como planejar seu intercâmbio do zero

Estudar fora do Brasil é um sonho de muitos brasileiros, talvez a maioria, e que muitas vezes não se sabe por onde começar. Por isso, separamos todas as etapas para você planejar um intercâmbio do zero e realizar seu sonho de estudar fora. Confira abaixo! 

jovens com bandeiras de diferentes países fazendo intercâmbio

1. Defina o objetivo do intercâmbio

Ao planejar um intercâmbio do zero, é necessário primeiramente definir o objetivo dele. Comece se perguntando “Por qual motivo quero fazer intercâmbio?” É uma pergunta muito simples, mas que muitas vezes não sabemos a resposta! Por exemplo, você quer se aprofundar em alguma língua específica ou obter uma qualificação profissional, aprender um novo idioma ou simplesmente ter uma experiência internacional? 

Lembre-se que planejar um intercâmbio do zero requer muita cautela e organização, por isso alinhar seus objetivos é um passo extremamente importante para começar!

planejamento intercâmbio do zero

2. Defina o tempo do seu intercâmbio

Agora que você já definiu o objetivo principal do seu intercâmbio, chegou a hora de escolher quanto tempo você pretende ficar fora do país. Por exemplo, existem cursos de curta duração de apenas 1 semana e por aí vai. 

Tudo depende do seu objetivo principal e quanto tempo você realmente tem disponível! 

3. Faça um planejamento financeiro

Todo intercâmbio possui um gasto e para isso é essencial que você se planeje financeiramente para ele. Comece cortando gastos supérfluos, como o delivery de toda semana, aquela blusinha, saídas excessivas com amigos, entre outros. Outra dica é fazer uma poupança destinada somente para o intercâmbio em seu banco! 

Além disso, ao planejar um intercâmbio do zero, é importante pesquisar bastante sobre todos os gastos que você terá como, custo de vida, alimentação, transporte, escolas, entre outros! 

Por isso, pesquise sobre os destinos e os custo-benefício deles! 

4. Tire seu passaporte

O passaporte é o documento oficial e essencial para quem está planejando um intercâmbio do zero. Por isso, corra e faça o quanto antes! 

5. Escolha o destino

Agora que você já tem um dinheiro guardado, já tirou seu passaporte e definiu porque você quer fazer intercâmbio, chegou a hora de escolher o país e a cidade para seu intercâmbio.

Para isso, é preciso entender primeiro o seu estilo de vida, suas preferências e objetivos. Pois assim te ajudará a escolher a cidade e o país mais assertivamente.

Por exemplo, se você gosta de praia, talvez Austrália, Malta e até a Califórnia nos EUA, é uma pedida. Mas se você prefere um clima mais ameno, Nova Zelândia, Inglaterra, Irlanda e algumas cidades dos EUA, é a melhor opção!

Converse com amigos ou conhecidos que já fizeram intercâmbio e pesquise muito sobre cada cidade e/ou país!

como planejar seu intercâmbio do zero

6. Defina a Escola e o Curso

Com o objetivo e propósito do seu intercâmbio definido, pesquise escolas dentro do destino escolhido. Lembre-se de levar em conta o custo-benefício da escola e curso, a qualidade de ensino, metodologia aplicada e a carga horária. Essa etapa é muito importante na hora de planejar seu intercâmbio do zero. 

Por exemplo, se você tem um período curto de intercâmbio (um mês), escolha cursos com uma carga horária maior e tente focar em aulas de conversação, assim você aprenderá muito mais. 

Uma dica é procurar ex-alunos dos cursos e escolas para conversar e tirar suas dúvidas! 

como planejar seu intercâmbio do zero
Photo by Mimi Thian on Unsplash

7. Visto

Depois de decidir o objetivo, o destino, o período, a escola e o curso do intercâmbio, chegou a hora de verificar e organizar o visto

Para cada tipo de curso e período existe um tipo de visto, alguns países, por um período curto de tempo (normalmente até 3 meses), não é necessário tirar visto de estudante para viajar, você pode entrar apenas com o visto de turista

Porém, pesquise e sempre tenha certeza do tipo de visto e da documentação que é necessária ao planejar seu intercâmbio do zero. 

A dica aqui é contratar um especialista de visto para te ajudar na organização e propósito da viagem para tirar seu visto sem dor de cabeça e mais facilmente. 

8. Passagens aéreas e hospedagem

Depois do seu visto ser aprovado, é hora de pesquisar e fazer as reservas das passagens aéreas e definir o tipo de hospedagem (residência estudantil, casa de família ou aluguel de casa). 

Como economizar nas passagens aéreas? 

Essa é uma pergunta comum e que todo mundo gostaria de saber, o segredo não é mesmo? Por isso resolvemos dar algumas dicas na hora de comprar suas passagens para o seu intercâmbio do zero:

  • Cadastre-se em sites para receber alertas de passagens, como Voopter, Skyscanner e Momondo;
  • Compre com antecedência: assim que seu visto for aprovado, comece a pesquisar assiduamente. O ideal é comprá-las de 4 a 6 meses antes do intercâmbio;
  • Seja flexível: procure chegar uns dias antes do início das suas aulas, assim você poderá ter um leque maior de dias e horários;
  • Use e abuse das suas milhas, caso você tenha acumuladas;
  • Fique de olho nas promoções: sites como passagens imperdíveis e melhores destinos são ótimos para conseguir bons preços nas passagens aéreas! 

Qual é o tipo de hospedagem ideal para meu intercâmbio? 

Tudo vai depender do que você se sente mais confortável e de quanto quer gastar. 

Acomodações em casa de família (host family), você não precisa se preocupar com as refeições, pois a alimentação normalmente é incluída, também é uma forma de você ter uma experiência única e cultural, pelo fato de ver como funciona o núcleo familiar e sua rotina no país escolhido, além do fato de ter que falar o idioma local quase que 24 horas por dia. Uma coisa que pode ser ruim, dependendo do seu estilo, é o fato de ter que “seguir” algumas regras e a rotina da host family. 

Já nas residências estudantis, você tem uma maior liberdade para controlar seus horários e rotina e um maior contato com alunos do mundo inteiro e muitas vezes da mesma idade. 

Outra opção, é alugar um airbnb, apartamento ou até hotel só para você. É uma opção para quem prefere seguir sua própria rotina, alimentação e ter uma maior privacidade. 

Portanto, tudo vai depender do fato da sua preferência e do que você busca em uma hospedagem de intercâmbio! 

como fazer um planejamento de intercâmbio do zero
Photo by Gabriel Beaudry on Unsplash

9. Seguro viagem 

Na maioria dos países, o seguro-viagem é quase obrigatório antes de embarcar. E também é super relevante e essencial contratá-lo para qualquer imprevisto que ocorra no seu intercâmbio. Por isso, é importante garantir um ao planejar um intercâmbio do zero. 

10. Câmbio

Após todos os passos e conseguiu planejar seu intercâmbio do zero, chegou a hora de comprar a moeda do seu destino!

Para isso separamos algumas dicas importantes:

  • Pesquise, acompanhe e compare as taxas com antecedência da moeda do destino escolhido durante todo seu planejamento do intercâmbio;
  • Procure um local seguro para comprar e converse com amigos ou conhecidos sobre onde compraram/compram câmbio quando viajam;
  • Não compre tudo de uma vez, compre aos poucos. Assim fica mais “fácil” evitar imprevisibilidades das taxas cambiais.
  • Leve em conta se compensa comprar tudo no Brasil ou se compra um pouco aqui e depois trocar o resto no país destino;
como planejar um intercâmbio do zero
Photo by Omid Armin on Unsplash

Pronto, agora que você já sabe como fazer um planejamento para seu intercâmbio do zero é só arrumar as malas e se preparar para o dia do seu embarque!! 

Já fechou seu intercâmbio e precisa de visto? Entre em contato com a YOUVISA clicando aqui para tirar seu visto!

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Como tirar a Permissão Internacional para Dirigir (PID)

Separamos tudo o que você precisa saber (o que é, quais países precisam e como solicitar) sobre a Permissão Internacional para Dirigir, mais conhecida como PID. Confira abaixo. 

jovens passeando em um carro

Em uma viagem internacional, há muito o que planejar, desde passagens aéreas, passaporte e até se será necessário alugar carro ou não. Inclusive, alugar carro é muito comum, principalmente quando no seu destino não existem muitas opções de transportes públicos ou o táxi/uber não compensa. Por isso, é necessário conhecer as regras do país, principalmente os documentos que devem ser apresentados para dirigir legalmente em que vai viajar.

1. O que é PID (Permissão Internacional para Dirigir)?

A PID, Permissão Internacional para Dirigir, é um documento de identificação utilizado pelos brasileiros que desejam dirigir legalmente fora do país.

2. Para que serve a PID ?

Basicamente, a PID tem o objetivo de facilitar e aumentar a segurança nas estradas de países estrangeiros atendendo às regras de cada um. 

Além disso, a PID determina que você está apto e habilitado para dirigir internacionalmente. 

como tirar a permissão internacional para dirigir pid
Foto de Leah Kelley no Pexels

3. Em quais países aceita a PID (Permissão Internacional para Dirigir)? 

Todos os países que fazem parte da Convenção de Viena e/ou que atendam ao Princípio de Reciprocidade com o Brasil, como por exemplo, Canadá, África do Sul, Austrália e Estados Unidos.  

Em alguns casos, como nos EUA, é possível e aceito normalmente apenas a CNH brasileira. Mas, cada país possui a sua própria legislação sobre os documentos necessários para dirigir legalmente. Por isso, é mais seguro e garantido solicitar a sua PID antes de viajar para seu destino. 

4. Onde solicito a PID? 

Você pode solicitar a sua Permissão Internacional para Dirigir no Detran ou Poupatempo do seu Estado ou pela internet, caso o departamento de trânsito ofereça esta opção. 

Importante: você só pode solicitar a sua PID no MESMO local (órgão) no qual a sua CNH foi emitida, por exemplo, se você tirou sua CNH no Detran de SP, somente no Detran de SP você poderá solicitar a sua PID. 

5. O que é preciso para solicitar a Permissão Internacional para Dirigir? 

Existem alguns requisitos para solicitar a sua PID, são eles:

  • Ter uma CNH com foto e com a situação regularizada;
  • Sua CNH deve estar válida (verifique o prazo de validade);
  • Não estar em processo de mudança de categoria (CNH);

6. Quais documentos são necessários?

Vai depender do órgão do seu Estado, mas normalmente os documentos necessários para tirar a sua PID, são:

  • RG (original e cópia simples);
  • CNH (original e cópia simples);
  • Comprovante de pagamento da taxa do serviço;
  • Passaporte (depende do destino);
  • Comprovante de Endereço (original e cópia simples);

Para procurador ou terceiros que irão no atendimento presencial, normalmente são pedidos: 

  • CNH do motorista que irá tirar a PID;
  • Comprovante de pagamento da taxa do serviço;
  • Procuração (com reconhecimento de firma e autenticada, emitida nos últimos três meses);
  • RG do procurador ou terceiro;
como tirar a permissão internacional para dirigir pid

7. Como funciona o processo para tirar a PID?

      Como já foi falado acima, o processo para tirar a PID online ou presencial é diferente e varia de Estado para Estado. Sendo assim, entre em contato ou acesse o site do seu Estado/Cidade para maiores informações. 

Online:

Para moradores e residentes que tiraram sua CNH pelo Detran de SP, siga os seguintes passos:

  • Entre no site do Detran SP e cadastre-se (caso ainda não seja cadastrado);
  • Após o cadastro, faça seu login e acesse a página da solicitação da PID;
  • Preencha os dados e as informações pedidas;
  • Pague a taxa de serviço;
  • Aguarde o recebimento da PID em sua residência via correios ou retire pessoalmente no Detran ou Poupatempo;

Atendimento Presencial:

  • Realize um agendamento no Detran ou Poupatempo;
  • Leve os documentos necessários descritos acima;
  • Pague a taxa de serviço;
  • Aguarde o recebimento da PID em sua residência via correios ou retire pessoalmente no Detran ou Poupatempo;

Como é indicado acima, confira no site do Detran do seu Estado para saber o processo e passo-a-passo para tirar a sua Permissão Internacional para Dirigir!

8. Quanto custa para tirar a PID? 

      O valor da taxa de emissão da Permissão Internacional para Dirigir depende de cada Estado, confira abaixo os valores do seu! 

Valores de outros Estados:

Acre: R$179,71

Alagoas: R$309,21

Amapá: R$ 500,00

Amazonas: R$185,21

Bahia: R$356,48

Ceará: R$210,75

DF: R$288,00

Espírito Santo: R$309,90

Goiás: R$228,95 

Maranhão: R$182,00

Mato Grosso: R$313,88

Mato Grosso do Sul: R$438,83

Minas Gerais: R$193,26

Pará: R$298,34

Paraíba: em torno de R$ 300,00

Pernambuco: R$246,55

Piauí: R$191,36

Rio de Janeiro: R$156,69

Rio Grande do Norte: R$132,00

Rio Grande do Sul: R$66,70

Rondônia: R$148,06

Roraima: R$119,06

São Paulo: R$330,99

Santa Catarina: R$ 91,67

Sergipe: R$360,92

Tocantins: R$138,00

OBS: Valores atualizados em Junho de 2021, podem ser alterados a qualquer momento. 

9. Qual a validade da PID?

 A Permissão Internacional para Dirigir vale por 3 anos a partir da data da emissão ou até expirar a CNH, o que ocorrer primeiro. 

Agora você sabe todo o passo-a-passo para tirar sua Permissão Internacional para Dirigir (PID)!

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Tudo sobre a Taxa I-901 SEVIS

A Taxa I-901 SEVIS é uma etapa essencial para estudar e tirar o visto de Estudante para os Estados Unidos.

estudante com a bandeira dos Estados Unidos
Estudante de Intercâmbio para os Estados Unidos

Assim como ao tirar o visto de turismo para os Estados Unidos é necessário pagar uma taxa (a do formulário DS-160), no visto de estudante (taxa I-901 SEVIS)  não poderia ser diferente e pagá-la é um passo super importante.

  1. Mas o que é e para que serve a taxa I-901 SEVIS?

A taxa SEVIS (Student and Exchange Visitor Information System) é uma taxa imposta pelo governo americano cujo objetivo é rastrear e coletar as informações dos estudantes de intercâmbio. Assim, as autoridades terão acesso e controle sobre a entrada, saída e movimentação do estudante durante toda a sua estadia no país. 

2. Quem precisa pagar a taxa I-901 SEVIS?

O pagamento da Taxa I-901 SEVIS é obrigatória para todos os estudantes das seguintes categorias: F-1, F-3, J-1, M-1 ou M-3.*

*OBS: Cônjuge ou filhos menores (F-2, J-2 ou M-2) de alunos intercambistas dos vistos F-1, M-1 e J-1 NÃO é necessário pagar a taxa I-901 SEVIS, a não ser que você esteja solicitando a mudança de categoria para F-1, M-1 e J-1. 

3. Qual é o valor da taxa I-901 SEVIS?

A taxa I-901 SEVIS varia conforme a categoria do visto aplicada:

  • Estudantes das categorias (F-1, F-3, M-1 ou M-3) o valor é de US$350.
  • Estudantes de intercâmbio da categoria J-1 o valor é de US$220. 
  • Estudantes que participam do programa de intercâmbio patrocinado pelo governo federal (G-1, G-2, G-3 ou G-7) não é necessário pagar a taxa I-901 SEVIS.
  • Programas de trabalho/ viagem de verão, Au pair e mentores de acampamentos o valor é de US$35

4. Como pagar a taxa I-901 SEVIS?

Uma coisa importante que você deve saber antes de realizar o pagamento da taxa I-901 SEVIS é que a modalidade de pagamento está diretamente ligada à nacionalidade do estudante. 

Para brasileiros, siga as instruções a seguir:

Primeiro, se inscreva em um curso de uma escola aprovada pelo SEVP (Programa de Estudantes e Intercâmbio de Visitantes). Depois a escola irá emitir e enviar o Formulário I-20 (vistos de estudantes F-1 ou M-1) ou o Formulário DS-2019 (para vistos de estudante J-1) para preencher. No formulário I-20 ou DS-2019 há um código de barras com o número do SEVIS, utilize esse número para realizar o pagamento da taxa I-901 SEVIS. 

tela pagamento taxa sevis
Tela do pagamento Taxa Sevi
  • Preencha as informações requeridas: SEVIS ID (número do SEVIS encontrado no formulário I-20 ou DS-2019), Last Name (sobrenome), Given Name (primeiro nome) e data de nascimento (Mês/Dia/Ano) e Clique em “SUBMIT”
Aplicação para pagar Taxa Sevis
Tela Aplicação para pagar Taxa Sevis
  • Complete as informações adicionais pedidas como “FORM TYPE” (formulário I-20 ou DS-2019), EMAIL ADDRESS (coloque seu e-mail), “COUNTRY OF CITIZENSHIP” (país em que reside), “COUNTRY OF BIRTH” (país em que nasceu) e complete com seu endereço residencial. 
  • No final, escolha a opção correspondente ao programa inscrito, código da escola (School Sevis Code) e o número do seu formulário (do I-20 ou DS-2019). 
  • Cheque TODAS as informações preenchidas e clique em CONTINUE, lembre-se de ler e reler com ATENÇÃO
  • Realize o pagamento da taxa I-901 SEVIS com seu cartão de crédito* e aguarde a confirmação. 
  • Não se esqueça de imprimir e salvar o comprovante do seu pagamento para levar no dia da entrevista. 

*Atenção: Estudantes com cidadania, ou nascimento nos países: Camarões, Gana, Quênia, Nigéria ou Gâmbia devem pagar por ordem de pagamento, Western Union Quick Pay ou cheque visado de um banco dos Estados Unidos. 

5. Como pagar a taxa I-901 SEVIS, via Western Unon Quick Pay?

  • Preencha o Formulário I-901 online. Um boleto de pagamento será gerado após o preenchimento do formulário.
  • Imprima uma cópia do boleto de pagamento e leve-o ao Western Union local.
  • Preencha o Formulário Quick Collect / Quick Pay conforme as informações encontradas na parte inferior do boleto impresso. Exemplo abaixo:
  1. Nome da empresa (ou código de cidade): SEVISFEE ou SEVISFEEMO
  2. Número da conta: número do boleto (ex: 010222013872390)
  3. Valor: US$ 350,00
  • Apresente o boleto e seu pagamento ao agente do Western Union para processamento.

Neste texto, você aprendeu para que serve e como pagar a Taxa I-901 SEVIS para tirar seu visto de estudante para os Estados Unidos!

Lembre-se que o pagamento é um passo essencial para seu visto de estudante para estudar nos Estados Unidos!

Ainda tem dúvidas sobre a Taxa Sevis? Entre em contato com a YOUVISA clicando aqui.

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As 5 Melhores Cidades para Intercâmbio no Canadá

O Canadá é rodeado de belezas naturais, com paisagens de tirar o fôlego e um clima que agrada desde amantes de praia e calor até os que preferem frio e esquiar. Mas você sabe quais são as melhores cidades para estudar no Canadá? Confira abaixo! 

mulher envolta da bandeira do canadá

No planejamento de um intercâmbio uma das etapas importantes é escolher o destino. O ideal é escolher um lugar que concilie com seu estilo de vida e propósito do intercâmbio

Um país super procurado para estudar, trabalhar e com uma qualidade de vida excelente é o Canadá, considerado o segundo maior país do mundo, em território, possui cerca de 37 milhões de habitantes e carrega uma multiculturalidade e diversidade enorme, por sua origem indígena e ser colonizado por ingleses e franceses. 

1.Toronto, Ontário

As 5 Melhores Cidades para Intercâmbio no Canadá
Foto de Sahil no Pexels

Considerada a maior cidade e centro financeiro do Canadá, com cerca de 2,8 milhões de habitantes (sem contar a região metropolitana), Toronto é super moderna e cosmopolita, é perfeita para os amantes de cidades mais urbanas. 

Apesar de ser um centro urbano e bem movimentado, até comparada um pouco com Nova York, ainda é possível aproveitar lugares e até cidades perto de Toronto que dispõe o contato com a natureza, como Niagara Falls e Blue Mountains. 

No quesito de locomoção, Toronto é uma cidade super fácil de circular e bem organizada (até a pé), devido a sua rede de metrôs e ônibus. Além disso, tem atrações para todos os gostos, desde praias e parques até museus e shoppings. 

Quanto ao clima, Toronto é bem extremo, no verão os termômetros podem chegar a 35 °C e é bem abafado, já o inverno é bem frio e congelante, podendo chegar a -15 °C.

Um ponto muito importante dizer sobre o Canadá que difere do Brasil, é a questão das taxas e impostos. No Brasil, os impostos são embutidos nos preços das compras e itens, já no Canadá as taxas são pagas e detalhadas na hora de realizar o pagamento, na nota fiscal. 

Existem duas categorias de impostos, o PST, sobre produtos e serviços cobrados pela província e o GST, pelo governo federal. 

Em Toronto, alguns produtos e serviços (como roupas, sapatos, hotéis, restaurantes e supermercado) possuem uma taxa de 13%, ou seja, o que você comprar dentro desses itens, será o preço do ‘item’ mais 13%. 

Quanto custa morar em Toronto? 

Em média, considerando apenas alimentação, supermercado e transporte, o valor para uma pessoa morar em Toronto seria de CAD $650,00 por mês. 

2. Vancouver, British Columbia

As 5 Melhores Cidades para Intercâmbio no Canadá

Do lado oeste do Canadá encontra-se a queridinha dos brasileiros, Vancouver. 

Vancouver fica na província de British Columbia. É considerada uma das melhores cidades para morar no país, possui um clima bem agradável, comparada às outras e é uma cidade bem mais tranquila que Toronto, com cerca de 670 mil habitantes (sem contar a região metropolitana). A cidade é perfeita para quem ama natureza, aventuras e possui um estilo de vida fora do burburinho da cidade grande. 

O clima em Vancouver é mais agradável do que nas outras cidades canadenses, seus verões são bem quentes, com temperaturas acima dos 30° C e invernos com temperaturas entre 0°C e 8°C. 

Para quem gosta de conhecer novos lugares, existem cidades perto de Vancouver para todos os gostos, como Whistler (para quem ama esqui e neve), Victoria (a cidade mais britânica do Canadá) e até Seattle, nos Estados Unidos. 

OBS: Para viajar até Seattle é necessário ter o visto americano

Quanto custa morar em Vancouver? 

Em média, considerando apenas alimentação, supermercado e transporte, o valor para uma pessoa morar em Vancouver seria de CAD $600,00 por mês. 

A taxa de imposto para alguns produtos e serviços em Vancouver é de 12%. 

3. Montreal, Quebec

As 5 Melhores Cidades para Intercâmbio no Canadá

Localizada na província de Quebec (a única que tem de fato o francês como língua oficial), Montreal é a maior da província, com cerca de 1,8 milhões de habitantes (sem contar a região metropolitana) e a segunda maior cidade do mundo de língua francesa, depois de Paris. 

Apesar de seu idioma oficial ser o francês, a cidade mistura bem ambos os estilos e idiomas (inglês e francês). 

É a cidade perfeita para quem gosta de um estilo de vida mais europeu e quer se aventurar em aprender duas línguas. É super eco friendly em todos os sentidos, seu planejamento urbano foi feito para incentivar o uso de bicicletas (bem europeu) em vez de carros. 

Montreal é super charmosa e gostosa para passear, é a queridinha para quem gosta de comer bem fazendo roteiros gastronômicos e desfruta de vários festivais (jazz, cinema, street art, entre outros), além de ser um dos destinos do Grand Prix da Fórmula 1. 

Quanto ao clima, Montreal tem o típico clima canadense, com invernos rigorosos, podendo chegar a -20°C e verões amenos, com máximas de 27°C. 

Devido às temperaturas extremamente baixas no inverno, Montreal assim como Toronto, possui uma cidade subterrânea com cerca de 32 km de extensão que dá acesso a shoppings, galerias, escritórios, restaurantes e etc. 

Quanto custa morar em Montreal?

Em média, considerando apenas alimentação, supermercado e transporte, o valor para uma pessoa morar em Montreal seria de CAD $500,00 por mês. 

A taxa de imposto em Quebec (província) é uma das mais caras do Canadá, saindo em torno de 15%. 

4. Ottawa, Ontário

As 5 Melhores Cidades para Intercâmbio no Canadá
Imagem de Edna Rabago por Pixabay

Para quem não sabe a capital do Canadá é Ottawa e não Toronto. 

Com quase 1 milhão de habitantes (sem contar a região metropolitana), a capital do Canadá está localizada na fronteira entre duas províncias importantes: Ontário e Quebec, ficando a 400 km de Toronto (Ontário) e 190 km de Montreal (Quebec). É aqui que fica a sede do Governo do país, onde a maior parte da população trabalha em serviços públicos e outra parte na indústria tecnológica, devido a isso, a cidade tem muitos jovens. Além disso, é a cidade no Canadá com maior mão de obra qualificada, onde mais da metade da população é graduada, maior renda familiar e uma das cidades com a menor taxa de criminalidade. 

Ottawa possui uma mistura tanto na arquitetura, gótica, vitoriana e moderna, quanto na língua, sendo bilíngue (francês e inglês). É perfeita para quem ama tanto uma cidade pequena quanto o agito de uma cidade grande, gosta de tecnologia, quer praticar as duas línguas oficiais do Canadá e deseja ter uma excelente qualidade de vida.

Quanto ao clima, Ottawa é considerada uma das cidades mais frias do mundo, com invernos extremos e rigorosos, podendo chegar facilmente a -40 °C e verões quentes (para o canadense), com temperaturas de até 30 °C.

Quanto custa morar em Ottawa?

Ottawa é considerada uma cidade barata para morar, comparada com as outras. Em média, considerando apenas alimentação, supermercado e transporte, o valor para uma pessoa morar em Ottawa seria de CAD $450,00 por mês. 

A taxa de imposto em Ottawa é igual a de Toronto, pois fica na mesma província (Ontário), sendo de 13%. 

5. Calgary, Alberta

As 5 Melhores Cidades para Intercâmbio no Canadá
Imagem de pjurisic0 por Pixabay

Colada na província de British Columbia, no oeste do Canadá, Calgary é rodeada de montanhas e a maior cidade de Alberta, com cerca de 1,4 milhões de habitantes. A cidade foi a primeira no Canadá a sediar os Jogos Olímpicos de Inverno em 1988 e é conhecida por ser a cidade dos cowboys (western country). 

Segunda a revista britânica The Economist, Calgary foi reconhecida como a cidade mais habitável do continente Norte Americano em 2019 e uma das melhores cidades para viver, com uma alta qualidade de vida. 

Calgary é uma cidade rica, sendo a segunda maior do Canadá com a maior concentração de sedes de empresas, é líder nas indústrias de petróleo e gás do país e possui uma baixa taxa de desemprego.

Para quem ama a mescla da cidade de interior com a cidade grande e quer sair um pouco dos lugares mais trendys e famosos do Canadá, é uma ótima opção. Inclusive, para os amantes da cultura country e western Calgary possui o rodeio anual mais famoso do mundo, o Calgary Exhibition and Stampede. 

O clima em Calgary é seco, com verões de altas temperaturas (podendo chegar a quase 40 °C) e invernos bem menos rigorosos, comparando com as outras cidades da região. Inclusive, Calgary é a cidade mais ensolarada de todo o território canadense.

Outro ponto bem legal é que Calgary fica apenas 127 km do Parque Nacional de Banff, onde ficam as montanhas rochosas canadenses, com paisagens de tirar o fôlego. 

As 5 Melhores Cidades para Intercâmbio no Canadá
Imagem de Jaime Reimer por Pixabay

Quanto custa morar em Calgary?

Calgary, assim como Ottawa, é considerada uma cidade barata para morar, inclusive bem mais barata que Ottawa. Em média, considerando apenas alimentação, supermercado e transporte, o valor para uma pessoa morar em Calgary seria de CAD $350,00 por mês. 

A taxa de imposto em Calgary é uma das menores do país, por não ter o PST, imposto cobrado pela província, apenas o GST, cobrado pelo Governo Federal. Por isso, a taxa é de apenas 5%. 

Agora, qual é a melhor cidade para fazer intercâmbio no Canadá? 

Paisagens belíssimas de tirar o fôlego, uma população simpática e multicultural, além de boas escolas e com preços muitas vezes mais acessíveis que outros países, o Canadá tem ótimas cidades com muito a oferecer e perfeito para fazer intercâmbio. A melhor cidade para você fazer seu intercâmbio no Canadá vai depender do seu perfil, estilo de vida, suas preferências, finanças, objetivo e planejamento.

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